INAUGURADO CENTRO JUDICIÁRIO DE SOLUÇÃO DE CONFLITOS E CIDADANIA EM BAGÉ
 

INAUGURADO CENTRO JUDICIÁRIO DE SOLUÇÃO DE CONFLITOS E CIDADANIA EM BAGÉ

A administração do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) realizou na tarde desta quinta-feira a inauguração do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) de Bagé. A estrutura foi instalada no Fórum local e contou com a presença do Desembargador Luiz Felipe Silveira Difini e da Corregedora-Geral da Justiça, Desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira. Estiveram presentes ainda os Juízes Humberto Moglia Dutra e Ricardo Pereira de Pereira, também Diretor do Fórum da Comarca de Bagé.

Com o CEJUSC os cidadãos poderão buscar soluções de conflitos por meio do diálogo envolvendo os interessados (mesmo sem a existência de um processo judicial ou durante o andamento da ação). Em Bagé, o Centro Judiciário foi criado há um ano. Agora, com a instalação na sala 106 do Fórum, o Tribunal de Justiça acredita que o diálogo será facilitado com as figuras do mediador e conciliador na Comarca.

O Juiz Humberto Moglia, coordenador do Centro, explana a importância do CEJUSC como um todo. “É uma unidade jurisdicional diferente, que tem por objetivo, num mundo de correria e num mundo em que as pessoas não conversam; as pessoas falam, mas as pessoas não dialogam, porque ninguém ouve. Falam mais com os dedos do que com a própria voz, digitam em seus celulares, em seus computadores. Não há troca de ideias efetivas. O mundo da correria é o mundo do individualismo. O CEJUSC permite nesse sentido que as pessoas se aproximem, conversem, falem e escutem o outro, acima de tudo. É a criação de uma cultura de paz. Com a criação desta unidade e com a estrutura inicial que já tem, nos permite dizer que é um trabalho que tem muito a crescer mas que é promissor e já tem excelentes resultados”, diz.

O presidente da Subseção de Bagé, Marcelo Marinho, esclarece que “Os CEJUSCs são unidades do Poder Judiciário e mesmo promovendo apenas métodos alternativos de resolução de conflitos com conciliações e mediações suas decisões são finais e, portanto, as partes precisam de orientação e presença do advogado na sessão. O advogado é o profissional que traz segurança a todas as decisões judiciais. A busca pela justiça, por qualquer meio tem que sempre contar com o respaldo técnico e a confiança trazidos pelo advogado; portanto, a presença do mesmo na conciliação, mediação e pré-processual é um instrumento obrigatório, sem o acompanhamento do advogado, podem restar dúvidas em relação ao direito em discussão”.

Destaca-se ainda que mediação e conciliação pré-processuais já estão sendo trabalhadas.






   
 



 
Contatos
Telefone:(53) 3242-9200
E-mail: bage@oabrs.org.br

OAB SUBSEÇÃO BAGÉ/ RS / Endereço: Rua Caetano Gonçalves, 1011, Bagé - RS - Bagé /RS - Telefone:(53) 3242-9200
Desenvolvimento VITRINEBRASIL