Protagonismo da mulher: empoderamento e sororidade marcam noite de palestra na OAB Bagé
 

Protagonismo da mulher: empoderamento e sororidade marcam noite de palestra na OAB Bagé


A Comissão da Mulher Advogada da Ordem local realizou na noite do dia 18 de março mais um evento relacionado ao Mês da Mulher. O tema da vez foi o protagonismo feminino, conduzido pela advogada, Conselheira Federal da OAB, membro da Comissão Nacional da Mulher Advogada e ex-Presidente da Comissão Estadual da Mulher Advogada da OAB/RS, Beatriz Maria Luchese Peruffo, que promoveu interação entre o público presente e assegurou de forma descontraída os direitos da mulher, bem como reiterou o trabalho que vem fazendo em prol de todas as mulheres. “Nós fizemos um trabalho muito grande com o movimento Mais Mulher na Ordem para que as advogadas participem e atuem na OAB”. A palestrante usou uma metodologia para que houvesse uma interação entre homens e mulheres, tornando também participativa a presença do público masculino no evento. ”Uma mulher pode estar fazendo o mesmo trabalho que um homem. Quando nós temos parceiros tudo flui tranquilamente. É nisso que eu acredito: que homens e mulheres têm sim que trabalhar juntos para que possamos nos fortalecer”, relata.

A Coordenadora da CMA em Bagé, Lélia Teresinha Lemos de Quadros, complementa o discurso da palestrante, reafirmando a forma leve e ao mesmo tempo grave quando se trata de assuntos tão sérios quanto os trazidos pela advogada. “A fala da Dra. Beatriz nos fez refletir exatamente a importância de nós, mulheres, sermos protagonistas da nossa história, da nossa vida, do empoderamento que é necessário para que a mulher atinja essa igualdade; da importância da mulher ocupar esses espaços de poder e decisão pra que não sejamos simplesmente a esposa, a filha ou a irmã de um homem. Que estejamos realmente empoderadas para dizer ‘Eu sou a mulher que sou’”, declara.

O Presidente da Subseção, Marcelo Godinho Marinho, manifesta seu sentimento de honra em estar novamente recebendo uma Mulher de Ordem para conduzir um assunto tão pertinente e atual, ao mesmo tempo em que reafirma seu compromisso em manter o papel feminino de forma ativa em sua gestão; gestão essa que integra uma Vice-Presidente, Márcia Aide Soares Rochinhas. “Importantíssimo o debate trazido pela Dra. Beatriz em todos os quesitos: social, político, cultural. Trazer o diálogo para o público bageense é necessário para a nossa cidadania. Uma honra muito grande receber, mais uma vez, a Conselheira Federal da OAB em nossa Sede”, diz.

Cabe destacar, ainda, com informações do site do CF/OAB que enquanto estava sendo realizada a atividade, o plenário do Conselho Federal da Ordem, aprovou uma Súmula para tornar casos de agressões e violência contra a mulher fatores para impedir a inscrição de bacharéis em Direito nos quadros da Ordem dos Advogados do Brasil. O pedido de edição de Súmula para estes casos foi feito pela Comissão Nacional da Mulher Advogada, por meio de uma Consulta ao Plenário do CFOAB, sobre os quesitos de idoneidade moral para a obtenção da inscrição como advogado.



Fotos: Jaqueline Martins






   
 



 
Contatos
Telefone:(53) 3242-9200
E-mail: [email protected]

OAB SUBSEÇÃO BAGÉ/ RS / Endereço: Rua Caetano Gonçalves, 1011, Bagé - RS - Bagé /RS - Telefone:(53) 3242-9200
Desenvolvimento VITRINEBRASIL