CEIR e CMA da OAB Bagé entregam Nota de Repúdio ao Vice-Presidente da Seccional do Rio Grande do Sul
 

Músico, segurança e decorador de casamentos. Evaldo dos Santos Rosa morreu após ter o carro alvejado com mais de 80 tiros, segundo a Polícia, na Zona Oeste do Rio, dia 07 de abril.

Inconformados com a ação, membros da Comissão Especial da Igualdade Racial da Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção de Bagé (CEIR-Bagé), a Comissão da Mulher Advogada (CMA-Bagé) e a Comissão Especial da Diversidade Sexual e Gênero (CEDSG-Bagé) emitiram uma Nota de Repúdio, entregue ao Vice-Presidente da Seccional do Rio Grande do Sul, Dr. Jorge Luiz Dias Fara e ao Presidente da Ordem local, Dr. Marcelo Godinho Marinho.

A coordenadora da CEIR, Dra. Patrícia Alves, lamentou o ocorrido, bem como reiterou o trabalho que vem sendo realizado pela comissão em prol de igualdade de direitos. “A Comissão Especial da Igualdade Racial entendeu necessária a Nota Pública de Repúdio à Violência e Discriminação Racial devido aos constantes casos de racismo, ocorridos desde o início do corrente ano. O caso da família negra que teve seu carro alvejado no Rio de Janeiro, com mais de 80 tiros, só vem reforçar o quanto a desigualdade racial no Brasil pode ser letal”, diz.

O racismo se manifesta de diversas formas, através do genocídio da população negra, no mercado de trabalho excludente, na exclusão social, na falta de representatividade e também no reforço de estereótipos e fenótipos racistas, que imputam a pessoas negras ou pardas o “pré-conceito” de marginais ou inferiores. “A CEIR OAB/Bagé, está comprometida com a promoção da igualdade étnico racial, para que nenhum cidadão seja tolhido dos seus direitos em razão da sua raça”, salienta.

Com o intuito de promover o esclarecimento e informação quanto à identificação de práticas discriminatórias decorrentes do preconceito de raça e etnia, leis e mecanismos de defesa antidiscriminatórios, a CEIR-Bagé fortalece seu empenho em continuar promovendo palestras, debates e rodas de conversa para a sociedade, indo ao encontro do compromisso da OAB com a cidadania.






   
 



 
Contatos
Telefone:(53) 3242-9200
E-mail: bage@oabrs.org.br

OAB SUBSEÇÃO BAGÉ/ RS / Endereço: Rua Caetano Gonçalves, 1011, Bagé - RS - Bagé /RS - Telefone:(53) 3242-9200
Desenvolvimento VITRINEBRASIL