NOTA DE REPUDIO PELO OCORRIDO NAS DEPENDÊNCIAS DO SUPERMERCADO CARREFUR/POA, QUE RESULTOU NA MORTE DE JOÃO ALBERTO SILVEIRA FREITAS.  
 


Comissão Especial de Igualdade Racial
OAB Subsecção Bagé / RS
Nota de Repudio

A Comissão Especial de Igualdade Racial , Subseção Bagé manifesta a sua profunda indignação e repudio ao episodio ocorrido no dia 19 de novembro nas dependências do Supermercado Carrefur na cidade de Porto Alegre , que resultou na morte de João Alberto Silveira Freitas .
O vídeo denota a face mais repugnante do preconceito racial . João Alberto , acabou não resistindo as agressões , que são banalizadas quando se tratam de corpos negros. As estatísticas confirmam , a dizimação da juventude negra , que tem como principal motivação o preconceito e a discriminação tão presentes em nossas relações sociais .
Enquanto as pessoas continuarem negando a existência do racismo , não conseguiremos extirpa-lo da nossa sociedade, só se combate um problema reconhecendo a sua existência.
A Constituição Federal e o Estatuto de Igualdade Racial condenam a discriminação racial , que é qualquer distinção, exclusão, restrição ou preferência baseada na raça, ascendência, cor, origem nacional ou étnica com a finalidade ou o efeito de dificultar ou impedir o reconhecimento e/ou exercício, em bases de igualdade, aos direitos humanos e liberdades fundamentais.
Que este 20 de Novembro de 2020, sirva como um alerta para algo que há muito tempo esta sendo dito :
As pessoas estão sendo mortas pela sua cor da pele .
Esperamos por Justiça e a Punição dos envolvidos.
Bagé, 20 de Novembro de 2020.

Patrícia Alves
Coordenadora da Comissão Especial de Igualdade Racial
OAB Subseção Bagé .